Melhores cidades para investir em Residências Universitárias em Portugal
Segundo dados da Pordata, em 2020 existiam em Portugal mais de 323.000 estudantes matriculados no ensino superior público (universitário e politécnico). Ainda que cerca de 40% destes se concentrem nas duas maiores cidades portuguesas, Lisboa e Porto, os outros encontram-se dispersos por cidades universitárias, como Coimbra e Braga, cujo relevo se tem vindo a tornar cada vez mais significativo.
Muitos destes estudantes migram das pontas mais recônditas do país para estas “cidades grandes” e vêm-se obrigados a procurar alojamento. As zonas que os estudantes mais privilegiam são naturalmente as que se encontram mais próximas dos campus universitários de maior significância, num mercado de alojamento estudantil tradicionalmente dominado por proprietários de apartamentos privados, que alugam quartos ou imóveis inteiros a estudantes ou grupos de estudantes. Além disso, as universidades públicas oferecem também um número de vagas nas suas residências bastante limitado. Gradualmente, o setor das residências privadas de estudantes vai migrando de um setor de nicho para um mercado imobiliário efetivamente consolidado, oferecendo aos estudantes alternativas de acomodação deveras atraentes.
Em Portugal, a oferta imobiliária deste tipo de alojamento é considerada relativamente escassa, principalmente quando comparada com a prestação deste mercado noutros países europeus, pelo que o investimento em residências universitárias pode constituir um desafio promissor.
A solução pode passar por tornar-se um investidor na U-World Investments. Somos uma empresa que concebe, promove e gere investimentos ligados ao alojamento universitário e suas comunidades, liberando os investidores de qualquer tarefa de gestão operacional. De facto, procuramos constante e pró-ativamente novas oportunidades de negócio, cujas valências se aproximem de um bem estruturado conceito de desenvolvimento. Estas características passam por uma capacidade superior a 250 camas, uma localização a 15 minutos de distância dos principais Polos universitários e escolhendo ainda locais onde a população académica é abundante.
Assim, assentando nestes parâmetros, as melhores cidades para investir em Portugal, segundo dados de 2020 da Pordata, apenas considerando o número de alunos matriculados no ensino superior (universitário ou politécnico) público, seriam, por ordem de maior população estudantil para menor:
- Lisboa – 88.519 estudantes
- Porto – 42.514 estudantes
- Coimbra – 34.631 estudantes
- Braga – 20.123 estudantes
- Aveiro – 12.879 estudantes
Se gostaria de investir, mas não sabe como, consulte os nossos ativos para investidores, informando-se também das muitas vantagens em investir connosco.
Consulte também:
O futuro do setor das Residências Universitárias em Portugal