Conheça o perfil do investidor português
O investimento ao nível nacional é concretizado por um conjunto de indivíduos, cujo perfil importa delinear. Qual é, afinal, o perfil do investidor português? Dados da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários dão resposta a esta questão.
- Perfil demográfico
No geral, são os indivíduos do sexo masculino que perfazem a esmagadora maioria do conjunto dos investidores portugueses, com idades compreendidas, sobretudo, entre os 25 e os 54 anos de idade. Mais de dois terços são trabalhadores e praticamente todos detêm um nível de ensino superior.
- Tendências face ao risco
Os dados recolhidos revelam uma distribuição quase equitativa entre investidores propensos ao risco e avessos ao mesmo, dos quais um terço se identifica com ambas as posturas, dependendo do caso. Cerca de um quarto considera-se isento nesta questão.
- Aposta em ações
Este é um dos fortes do perfil do investidor português, uma vez que o investimento em ações é tão frequente que 80% dos investidores diz deter este tipo de valor.
- Literacia Financeira
A Literacia Financeira é um dos traços mais marcantes dos investidores portugueses. Mais de metade encontra-se dentro do intervalo de pontuação mais alto, do índice de Literacia Financeira, que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários desenvolveu, com o objetivo de avaliar os conhecimentos destas figuras do mercado. Os investidores em criptomoedas demarcam-se dentro do grupo de investidores, por revelarem uma literacia financeira acima da média, face a outro tipo de investidores. Apesar destes dados, um número considerável (quase metade) revela requerer o apoio de um profissional especializado na área.