Principais Indicadores Económicos de Portugal
Os indicadores económicos de um país servem, essencialmente, para avaliação dos níveis de desenvolvimento desse mesmo território. Dentro dos indicadores económicos do país, destacam-se o Produto Interno Bruto (PIB), o PIB per capita, o saldo das balanças externas, a taxa de desemprego, o défice orçamental, o nível de inflação, etc. Depois, podem ainda distinguir-se indicadores sociais, como o número de determinados bens materiais por cada milhar de habitante e indicadores demográficos como a taxa de natalidade, mortalidade, etc.
Para ficar a perceber melhor a situação económica de Portugal e o seu nível de desenvolvimento, apresentamos alguns dos principais indicadores económicos do país.
PIB
O PIB do país, isto é, a soma de todos os bens e serviços finais produzidos, sofreu uma queda acentuada de 7,6% em 2020, depois de seis anos consecutivos a crescer, tendo-se fixado nos 202 709 milhões de euros. Já o PIB per capita, que pretende medir a riqueza produzida pelo país dividida por cada cidadão, teve uma quebra percentual de 7,8%, o que quer dizer que a riqueza nacional dividida por cada cidadão se fixou nos 18,2 mil euros, menos 1542 euros do que no ano anterior. Estas quedas são justificadas pela crise pandémica.
Taxa de Desemprego
No que diz respeito à taxa de desemprego, Portugal terminou 2020 com esta a fixar-se nos 6,8%, apenas 0,3 pontos percentuais acima do que tinha acontecido em 2019 e bastante abaixo do que o que o Governo tinha previsto, tendo em conta a pandemia.
Défice Orçamental
Por sua vez, o défice orçamental (que expressa um saldo negativo nas contas das administrações públicas, resultante do facto de as despesas serem superiores às receitas), no ano de 2020, situou-se nos 10 320 milhões de euros, o que representa um agravamento de 9704 milhões em relação ao ano anterior, devido à descida das receitas fiscal e contributiva em 5,6% e ao aumento das despesas, como apoio às famílias e empresas, em 5,3%. Mais uma vez, estes indicadores económicos foram fortemente influenciados pela situação pandémica.
Taxa de Inflação
Por fim, a taxa de inflação em 2020 foi nula. A inflação baseia-se no índice de preços no consumidor, que é reflexo da evolução dos preços de um cabaz de produtos e serviços padrão que as famílias adquirem para consumo. Para calcular a inflação, é feita uma comparação percentual do nível do IPC de um período de tempo em relação ao período anterior. Assim, em 2020, o IPC registou uma variação média anual nula, que sucede a uma taxa de 0,3% registada em 2019.
Estes são apenas alguns dos principais indicadores económicos do país que permitem avaliar a situação económica de Portugal e compará-la à de outros países.