Novas tecnologias no mercado imobiliário
O mercado imobiliário carateriza-se pelo seu dinamismo e pelo seu caráter inconstante e competitivo, reagindo em cada momento às variáveis que o moldam. Atualmente, vive-se uma fase de transição no setor para um novo período, no qual a tradição nos processos se converte em inovação e abertura a novas tecnologias no mercado imobiliário.
Mas porquê estas mudanças? As tendências do mercado imobiliário não devem ficar estanques no tempo, enquanto todos os outros setores da economia e da sociedade progridem. Existem, também, vantagens bastante evidentes nesta evolução, nomeadamente, a criação de novas oportunidades, o posicionamento com novos fatores de diferenciação e a potencialização de vendas e da autonomia do cliente.
Entre as novas tecnologias no mercado imobiliário, algumas das mais proeminentes e expressivas são as seguintes:
Atendimento Online
Atualmente a presença física no atendimento em vários serviços já é prescindível. O mesmo acontece no setor imobiliário. As possibilidades do cliente conseguir chegar a um agente do setor são múltiplas e caraterizam-se pela sua rapidez, facilidade de manuseamento e pela disponibilidade alargada no tempo. Este atendimento contempla várias tecnologias e pode ser feito via plataformas como o Whatsapp, atendimento via chatbot ou disponibilização de contacto através de QR Code.
Redes Sociais
Em qualquer negócio, as redes sociais tornaram-se um canal obrigatório de comunicação com potenciais clientes. Seja Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros, os negócios desenvolvidos dentro do setor devem ter um plano bem definido dos canais escolhidos para comunicar e qual a estratégia a adotar em cada um. Uma boa imagem nas redes socias é um importante fator de credibilidade e uma comunicação interativa é um fator diferencial relevante, na hora da decisão, por parte do cliente.
Visita Virtual
As novas tecnologias permitem que potenciais interessados num imóvel visitem a casa a partir de qualquer ponto do globo. Isto apenas é possível com as inovações aplicadas às Visitas Virtuais que tornam a experiência cada vez mais detalhista. É possível, ainda, criar uma perspetiva muito aproximada à realidade de imóveis que ainda não estão construídos, alavancando o processo de decisão de compra de muitos potenciais interessados.
Big Data
Big Data é uma área da ciência que se debruça sobre o estudo de quantidades de informação bastante avultadas. Este domínio beneficia os profissionais do setor, uma vez que lhes permite ter uma perspetiva abrangente do mercado e dos imóveis, que deverão ser direcionados para cada target. A mesma visão alargada beneficia possíveis compradores de imóveis, assim como proprietários.