Dia Nacional do Empresário: Principais características dos empresários
Dia 25 de novembro assinala-se o Dia Nacional do Empresário, um marco que vem celebrar o contributo destes empreendedores para o funcionamento da Economia e da Sociedade. Num mundo, no qual se fala cada vez mais na ideia de self-made man e de empreendedorismo, importa perceber quais são, realmente, as características dos empresários de sucesso:
- Proatividade
Primeiramente, há que começar por uma intensa capacidade de iniciativa, que é fundamental para os negócios. Sem essa energia do impulso, não é lançada a “primeira pedra” que muitas vezes vem a construir uma empresa inovadora no mercado, que agrega valor à sociedade e é diferenciadora.
- Liderança
Um empresário é, por natureza, um líder nato. Não alguém que ordena, mas sim alguém que coordena, organiza e guia uma equipa de pessoas, na melhor direção. É alguém que analisa a realidade à sua volta, obstáculos e pontos favoráveis, e sabe mitigar situações adversas e aproveitar oportunidades. Portanto, esta é uma das principais características dos empresários que triunfam.
- Vontade de aprender
A humildade de reconhecer que a aprendizagem é uma constante necessária ao longo da vida é uma qualidade indispensável, para um empresário de sucesso. Só assim consegue acompanhar a evolução do mercado e da sociedade onde se insere, continuando a agregar valor às comunidades que serve, com o seu serviço ou produto.
- Resiliência
Ser empresário é conseguir usufruir das vitórias, mas também vivenciar os dissabores com paciência e coragem. Estas são características dos empresários fundamentais que permitem que um empresário tenha visão estratégica, mesmo em momentos desfavoráveis, para resistir e prosperar.
- Gestão de Conflitos
As empresas são feitas por pessoas e, portanto, a ideia atual de empresário é quase indissociável da empatia necessária para compreender as pessoas e da perspicácia que resolve as diferenças que surgem, no dia a dia. Apenas tendo um bom domínio sobre a gestão de conflitos é que um negócio atravessa momentos de dificuldade e resolve problemas.
- Capacidade de Comunicação
Partindo do clichê “tudo comunica”, pode-se afirmar com segurança que um bom empresário tem de ser um bom comunicador. Um bom comunicador com o seu cliente, um bom comunicador com os seus parceiros e, até, um bom comunicador com a sua equipa, a nível interno.
- Gestão de Tempo
No meio de tantas obrigações, responsabilidades e objetivos a cumprir, a vida de um gestor é feita de uma ginástica constante do seu tempo. Gerir finanças é bastante importante, gerir pessoas é fundamental e gerir o tempo é absolutamente vital para a saúde de uma empresa.
Estas são as principais características dos empresários, no entanto, importa ressaltar que estas características podem e devem ser trabalhadas, de modo a alcançar um futuro de sucesso no mundo do empreendedorismo.