Find Property:

Investimento Imobiliário Universitário

Investimento Imobiliário Universitário

Há cada vez mais investidores interessados no segmento universitário em Portugal. Os projetos multiplicam-se rapidamente, e sobretudo porque a oferta está ainda muito longe da procura real. O setor apresenta um enorme potencial de crescimento – poderá valer mais de 500 milhões dentro de cinco anos.

No geral a abordagem passa pelas residências universitárias tradicionais na Europa, essencialmente no Reino Unido, mas pouco frequentes em Portugal. Maria Empis, Head Of Research da JLL, recorda que a consolidação do mercado imobiliário tem levado à “compressão da yields nos setores mais tradicionais”, considerando que é algo que está encaminhar alguns investidores para este tipo de segmentos alternativos, “onde os valores de entrada são mais reduzidos e as rentabilidades são mais apelativas”. Além disso, diz a responsável, “é também uma questão estratégica de diversificação de risco das carteiras”.

O desajuste entre a oferta e a procura é um dos grandes fatores a fazer mover este mercado. Portugal tem cerca de 372.753 alunos matriculados no ensino superior, segundo os dados da PORDATA – mas não tem conseguido dar resposta efetiva ao problema da falta de camas.

A dinâmica do setor do alojamento universitário é notória, tendo em conta a quantidade de projetos com investimentos de privados no setor. Existem muitos projetos em pipeline para Lisboa e Porto, mas também para outras cidades universitárias – Coimbra, Évora, Braga ou Aveiro.